Termos de uso/Creative Commons 4.0

From Meta, a Wikimedia project coordination wiki
This page is a translated version of the page Terms of use/Creative Commons 4.0 and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.
Esta consulta está agora encerrada. Obrigado pela sua contribuição!

Esta discussão teve início em 5 de Outubro de 2016 e decorreu até 8 de Novembro de 2016.

A equipe Jurídica pode responder às perguntas restantes nas próximas semanas.

(Help with translations!)

Estamos pensando em atualizar a licença de direitos de autor padrão da Wikimedia para o Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. Esta proposta de alteração estará disponível para a discussão por, pelo menos, trinta dias (até 08 de novembro de 2016).

Saber mais e compartilhar seus comentários.

Atualização Creative Commons 4.0

A Fundação Wikimedia o convida a comentar e relatar experiências sobre a atualização da licença padrão para texto nos projetos da Wikimedia para a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0. A Wikipédia e outros projetos da Wikimedia estão disponíveis sob a licença Creative Commons desde junho de 2009, quando a comunidade Wikimedia manifestou forte apoio ao uso da versão 3.0 da licença. Desde então, as licenças Creative Commons permitiram às pessoas facilmente criar, compartilhar e colaborar nos projetos da Wikimedia.

A nova versão 4.0 mantém as mesmas exigências dos termos gerais, com código legal atualizado, incluindo duas novas alterações importantes:

  • Maior clareza – a versão 4.0 é mais fácil de entender e organizada de forma limpa, incluindo uma explicação de senso comum de atribuição e outras condições da licença.
  • Mais internacional – a versão 4.0 da licença agora tem traduções oficiais além do inglês, melhorando a acessibilidade internacional.

Para atualizar a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0, precisaremos alterar os Termos de Uso da Fundação Wikimedia, como proposto aqui. Depois das mudanças dos Termos de Uso, todos os artigos novos criados ou editados estarão disponíveis para uso sob os termos da licença 4.0. Preparamos um aviso legal explicando outros detalhes legais e o processo de atualização.

Nós ainda temos que decidir quais mudanças de páginas wiki e interfaces de software , Se a mudança da licença for adiante; Por favor, ajude aqui!

Como é o nosso compromisso na Seção 16: Termos de Uso, receberemos comentários da comunidade na proposta de alteração durante 30 dias, antes de discutir a versão final com o Conselho de Curadores. Traduções dos Termos de Uso modificados estão disponíveis em alemão, francês, espanhol, russo, árabe e algumas outras línguas, e celebramos a sua ajuda na tradução em idiomas adicionais, se você for capaz.

Como você pode ajudar?

  1. Forneça experiências sobre as mudanças de Termos de Uso.
  2. Traduza a emenda e outros documentos para outros idiomas, se você tiver essa habilidade.
  3. Assim que a mudança final for feita, participe da unidade de limpeza do CC 4.0 para manter todas documentações e páginas do Wikimedia atualizadas.

Nova proposta para o termo de uso da Wikimedia, Seção 7

Uma análise mais detalhada dessas mudanças está disponível aqui.

7. Licenciamento de conteúdo

Para popularizar o conhecimento e a cultura livre, todos os usuários que contribuem para os projetos são obrigadas a conceder amplas permissões para o público em geral, permitindo redistribuir e reutilizar livremente suas contribuições, desde que esse uso seja devidamente atribuído a liberdade de reuso e redistribuição, concedido a quaisquer trabalhos derivados. De acordo com o nosso objetivo de fornecer informação gratuita para o maior público possível, é necessário que, todo o conteúdo submetido seja licenciado para ser livremente reutilizado por qualquer um que deseje acessá-lo.

Você concorda com os seguintes requisitos de licenciamento:

  1. Texto que você possui os direitos autorais: Quando você enviar o texto que você detém a autoria, você concorda em licenciá-lo em:
    1. Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Licença International ("CC BY-SA 4.0"), e;
    2. GNU Licença de Documentação Livre ("GFDL") (Sem versões, constante, textos da capa, ou contra-capa).
    (Re-usuários podem cumprir com qualquer licença ou ambos.) A única exceção é se a edição do Projeto ou recurso requerer uma licença diferente. Nesse caso, você concorda em licenciar qualquer texto que tenha sua contribuição sob essa licença específica. Por favor note que estas licenças não permitem usos comerciais de suas contribuições, desde que tais usos estejam em conformidade com os termos. Onde você renuncia seu Direito Autoral (Sui Generis) protegido por CC BY-SA 4.0. Por exemplo, significa que suas contribuições nos projetos podem ser reutilizados livremente sem atribuição.
  2. Atribuição: A atribuição é uma parte importante destas licenças. Consideramos que é dar crédito onde o crédito é devido – aos autores como você. Quando você contribui com um texto, você concorda em ser atribuído em uma das seguintes formas:
    1. Através de hiperligação (quando possível) ou URL para o artigo ao qual você contribuiu (visto que cada artigo tem um histórico que lista todos os autores e editores);
    2. Através de hiperligação (quando possível) ou URL para uma alternativa, a cópia on-line estável, que é de livre acesso e está de acordo com a licença, fornecendo crédito aos autores de uma forma equivalente ao crédito dado no site do Projeto; ou
    3. Através de uma lista de todos os autores (mas por favor, note que qualquer lista de autores pode ser filtrada para excluir contribuições muito pequenas ou irrelevantes).
  3. Texto importando: Você pode importar texto encontrado em outros locais ou que possua a co-autoria com os outros autores, mas, nesse caso, você garante que o texto estará disponível sob os termos compatíveis com CC BY-SA (ou, como explicado acima, uma outra licença quando excepcionalmente exigido pela edição do projeto ou recurso). Para uma lista de licenças compatíveis, acesse Creative Commons. Você não pode importar conteúdo que está disponível unicamente sob GFDL. Você concorda que, se importar texto sob a licença CC BY-SA que exige atribuição, deverá creditar o(s) autor(es) de uma forma razoável. Onde tal crédito é comumente dada através do histórico da página (como cópia interna Wikimedia). Sendo suficiente para atribuir ao sumário de edição, que é gravado no histórico da página, ao importar o texto. Os requisitos de atribuição são por vezes muito incômodo para algumas circunstâncias particulares (independentemente da licença), e pode haver casos em que a comunidade Wikimedia decidirá que o texto importado não pode ser usado por esse motivo.
  4. Mídia não-texto: mídia não-texto nos projetos estão disponíveis sob uma variedade diferente de licenças, que suportam o objetivo geral de permitir a reutilização irrestrita e a redistribuição. Quando você contribui com mídia não-texto, concorda em cumprir com os requisitos de tais licenças, conforme descrito em nossa Política de Licenciamento, e também cumprir com os requisitos de edição do projeto específico ou recurso ao qual contribuiu. veja também a Política de Licenciamento da Wikimedia Commons para mais informações, sobre contribuição de mídia não-texto para que o Projeto.

  5. Sem revogação da licença: Exceto quando consistente com a sua licença, você concorda que não irá pessoal revogar ou tentar invalidar qualquer licença que tiver concedido sob os Termos de Uso para conteúdo de texto ou mídia não textual adicionados nos projetos da Wikimedia ou recursos, mesmo após encerrar o uso dos nossos serviços.
  6. Conteúdo de domínio público: É bem-vindo todos conteúdo que estiver sob domínio público! Contudo, é importante que você confirme o status de domínio público sob a lei dos Estados Unidos da América, bem como as leis de quaisquer outros países, conforme exigido pela edição específica do projeto. Quando você contribui com conteúdo sob domínio público, garante que o material é realmente livre, e deve rotula-lo de forma adequada.
  7. Re-uso: Reutilização de conteúdo que hospedar é bem-vinda, embora existam excepções para conteúdo contribuído sob "uso justo" ou isenções semelhantes a direitos de autor. Qualquer reutilização deve respeitar a licença subjacente (s). Quando você reusa ou redistribui uma página de texto desenvolvida pela comunidade Wikimedia, você concorda em atribuir os autores em qualquer uma das seguintes formas:
    1. Através de hiperligação (quando possível) ou URL para a página ou páginas que você está reutilizando (uma vez que cada página tem um histórico que lista todos os autores e editores);
    2. Através de hiperligação (quando possível) ou URL para uma alternativa, a cópia on-line estável, que é de livre acesso e está de acordo com a licença, fornecendo crédito aos autores de uma forma equivalente ao crédito dado no site do Projeto; ou
    3. Através de uma lista de todos os autores (mas por favor, note que qualquer lista de autores pode ser filtrada para excluir contribuições muito pequenas ou irrelevantes).

    Se o conteúdo do texto foi importado de outra fonte, é possível que o conteúdo esteja sob uma licença compatível CC BY-SA, mas não com GFDL (conforme descrito acima em "Importar texto"). Nesse caso, você concorda em cumprir com a compatibilidade da licença CC BY-SA, sem ter a opção de relicençar sob GFDL. Para determinar a licença que se aplica ao conteúdo que você procura para reutilização ou redistribuição, deverá rever o rodapé da página, o histórico e a página de discussão.

    Além disso, esteja ciente de que o texto originado a partir de fontes externas que foi importado para um projeto pode estar sob uma licença que atribui requisitos adicionais. Os usuários concordam em indicar claramente estes requisitos adicionais. Dependendo do projeto, tais exigências podem aparecer, por exemplo, em um banner ou outras notações apontando que alguns ou todo o conteúdo foi publicado originalmente em outros lugares. Onde existem tais anotações visíveis, re-usuários devem preservá-los.

    Para qualquer mídia não-texto, você concorda em cumprir com qualquer licença sob a qual o trabalho foi disponibilizado (para descobrir clique no trabalho e olhe na seção de licenciamento na página de descrição ou veja na página de origem deste trabalho). Quando reusa qualquer conteúdo, você concorda em cumprir com os requisitos de atribuição relevantes que dizem respeito à licença ou licenças subjacente.
  8. Modificações ou adições ao material que você reutilizar: Ao modificar ou fazer adições ao texto que você tenha obtido a partir de um site Project, você concorda em licenciar o conteúdo modificado ou adicionado abaixo CC BY-SA 4.0 ou posterior (ou, como explicado acima, outra licença, quando excepcionalmente exigido pela edição específica do projeto ou recurso). Ao modificar, ou fazer adições a, qualquer mídia não-texto que tenha obtido a partir de um site do Projeto, você concorda em licenciar o conteúdo modificado ou adicionado de acordo com qualquer licença sob a qual o trabalho foi disponibilizado. Com tanto texto e mídia não-texto, você claramente concorda em indicar que o trabalho original foi modificado. Se você reutiliza o conteúdo do texto em um wiki, é suficiente para indicar no histórico da página, que fez uma alteração ao texto importado. Para cada cópia ou versão modificada que você distribuir, concorda em incluir um aviso de licenciamento, afirmando que: o trabalho é liberado, juntamente com uma hiperligação ou URL da licença ou de uma cópia desta.